segunda-feira, 6 de maio de 2013

Festival Varilux de Cinema Francês!

Este ano o (excelente!) Festival Varilux de Cinema Francês ocorre de 01 a 16 de Maio, em 40 cidades do país. O Rio de Janeiro recebe o evento em sua primeira etapa, entre os dias 03 e 09 deste mês, em 10 salas de cinema que vão da zona sul ao subúrbio carioca. Considero este festival como sendo imperdível para os amantes de cinema e da cultura francesa, pois traz filmes ótimos que muitas vezes nem chegam a entrar em cartaz no circuito comercial.

Sabendo que não teria como assistir a todos os filmes em cartaz no festival, fiz uma seleção do que considerava imperdível (para o meu gosto, claro! rs) e cheguei a três filmes, que conferi entre sexta e domingo.Seguem abaixo minhas impressões sobre estas obras, que podem ser conferidas até a próxima quinta feira aqui no Rio de Janeiro (para outras cidades, olhar o calendário no site do evento).



Adeus, minha Rainha (Les adieux à la Reine) - Baseado no romance homônimo da escritora Chantal Thomas, a trama deste filme se passa em poucos dias de 1789, quando a notícia da tomada da Bastilha pelos revoltosos chega à Versalhes causando medo entre os nobres e incerteza entre os que trabalhavam para a corte. O fio condutor da história é a personagem Sidonie (Léa Seydoux), uma jovem plebeia que trabalha como leitora da Rainha Maria Antonieta (Diane Kruger). É através de seus olhos, e de sua dedicação à soberana, que vemos as transformações abruptas que a Revolução causou na vida de todos que eram ou estavam de alguma forma ligados a da nobreza francesa da época.
Gostei bastante do filme, que é visualmente lindo e tem excelentes atuações. Também achei muito interessante ser um filme que fala da queda da monarquia francesa a partir do ponto de vista de alguém que ao mesmo tempo em que faz parte do povo é também frequentadora da corte, o que a leva a ter uma relação com a nobreza diferente daquela que os demais plebeus possuíam. O fato de ser uma trama focada na perspectiva feminina e onde as personagens mais fortes e interessantes são mulheres também me chamou atenção positivamente, pois as "tramas de época" muitas vezes acabam por cair no lugar comum de mostrar as mulheres como personagens passivas no processo histórico. Pode-se até discordar das escolhas e posturas das mulheres de Adeus, minha Rainha, mas é inegável que elas são seres ativos e isso me conquistou de vez.
Ps.: A sessão que assisti contou com a presença do diretor, Benoît Jacquot, que respondeu algumas perguntas da plateia, o que tornou a experiência ainda mais interessante! =) 



A Datilógrafa (Populaire) - Esta ótima comédia romantica se passa em 1958 e conta a história de Rose Pamphyle (Déborah François), uma garota do interior que quer se tornar secretária, mas cujo verdadeiro talento é datilografar numa grande velocidade. Este dom inusitado acaba despertando em Louis Echard (Romain Duris), seu chefe, a vontade de incentivá-la a participar de concursos de datilografia, o que acabará por mudar completamente a vida dos dois.
Este filme é o tipo de produção que faz a gente sair do cinema leve e feliz, pois é muito gostosa de assistir. Para mim, o grande mérito de A Datilógrafa é ser uma obra que é divertida e romântica sem cair nos clichês das comédias românticas americanas, cujos enredos são sempre os mesmos e as atuações costumam ser apenas medianas. Neste filme, a trama realmente importa e é bem desenvolvida! E os personagens são bem construídos e evoluem durante a história! E os atores são ótimos! É o tipo de filme que dá vontade de ter em casa, para poder rever sempre!
Ps.: A sessão que assisti foi no Cine Santa Teresa. Nunca tido ido neste bairro e achei completamente diferente de todos que conheço no Rio de Janeiro. É um lugar realmente peculiar e que merece uma visita! Fica a Dica ;)



Além do Arco-Íris (Au bout du conte) - Fábula moderna que subverte as tramas dos contos de fadas para contar uma história sobre as diversas possibilidades de amor e relacionamento. Apesar de a história ser conduzida a partir do relacionamento de dois jovens sonhadores, não considero que a trama tenha um protagonista, mas sim vários personagens importantes, cujas histórias estão de alguma forma ligadas, o que é interessante, mas às vezes um pouco confuso de acompanhar. Além do Arco-Íris é um filme cheio de referências à histórias como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, entre outros contos infantis, mas sempre sob uma perspectiva adulta. Dos três filmes que assisti no festival este foi o que menos me impactou, apesar de eu ter achado a ideia da trama muito boa. A verdade é que apesar de ser um filme bem escrito, bem feito e que conta com boas atuações, por alguma razão ele não ganhou meu coração como os outros...Vai saber o porquê, né?
Ps.: Além do Arco-Íris não me conquistou, mas sua diretora sim! Fui pesquisar sobre Agnés Jaoui (que também atua no filme) porque sempre me interesso por saber um pouco mais sobre diretoras mulheres (são tão poucas!) e descobri que além de atuar e dirigir, ela também canta e escreve (sendo inclusive co-roteirista de Além do Arco-Íris, em parceria com Jean Pierre-Bacri que também atua no filme)! Assisti uma entrevista e a achei super fofa e simpática. E ela fala português! *-*

Claro que outras produções que despertaram meu interesse acabaram ficando de fora da minha maratona de final de semana, mas foi preciso fazer escolhas...Espero que ao menos alguns dos filmes do festival entrem em circuito ou cheguem por dvd para que se possa ter um maior acesso a eles. Não custa torcer, não é mesmo? ;)

E para quem quiser aproveitar o Festival Varilux de Cinema Francês, é só acessar o site do evento e conferir os filmes e horários. Garanto que vale muito a pena!

Observação: O primeiro trailer está com legendas em inglês e áudio original, o segundo está dublado em espanhol e sem legendas e o terceiro é um teaser com áudio original e sem legendas.

Página Relacionada:
http://variluxcinefrances.com

1 comentário:

  1. Ótimo artigo. Deu vontade de ver mais filmes. Desses, assisti "A Datilógrafa" e foi meu favorito!

    ResponderEliminar