quarta-feira, 1 de maio de 2013

Museu de Arte do Rio - MAR!

Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio - MAR é o mais novo museu da cidade. Localizado na Praça Mauá ele faz parte do projeto Porto Maravilha, que consiste num conjunto de ações da prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a iniciativa privada, que visa revitalizar a zona portuária da cidade. A estrutura do museu é composta por dois prédios interligados por um telhado que faz referência as ondas do mar. As salas de exposição ficam no Palacete Dom João VI e no prédio vizinho se encontra a Escola do Olhar, que é voltada para alunos e professores da rede pública de ensino.

Passado o parágrafo de "contextualização" vamos as minhas impressões sobre o MAR: 

Prós - Achei que o museu ficou bastante bonito e com cara de coisa bem feita, sabe? Ele possui um mirante no telhado (onde se pode subir gratuitamente para olhar a vista) e bilheteria, guarda volumes e uma lojinha de lembranças no térreo. As salas de exposição são amplas e com temas diversificados e não faltam funcionários para orientar os turistas e visitantes. Os destaques para mim foram as telas de Tarsila do Amaral (DIVA) e Di Cavalcanti, além das esculturas (perturbadoras e lindas) de Maria Martins, artista que eu não conhecia até então, mas que gostei muito das obras que vi. Também achei bem legal conferir quadros e fotografias que mostram a paisagem (e alguns monumentos) do Rio de Janeiro no passado.

Contras - A região portuária do Rio de Janeiro ainda está longe da revitalização prometida pelo projeto Porto Maravilha (que ainda esta sendo executado), então ir ao MAR é um programa bem legal, mas que fica prejudicado pelo entorno, que está bastante degradado e passa a sensação de ser um local inseguro para se passear. Também não é uma área com opções de lugares legais para comer por perto.Saímos de lá com fome e as opções mais próximas eram um Mc Donald´s e um Subway que nem ficavam tão perto assim do museu. Espero que a conclusão das obras de revitalização acabe com estes inconvenientes porque é uma região com bastante potencial para se desenvolver.

Saldo final: Achei o museu bastante interessante e recomendo a visita. Os problemas do entorno prejudicam, mas não impedem que ir ao MAR seja um bom programa cultural para um final de semana ou feriado!

O MAR:

Endereço: Praça Mauá, 05 - Centro.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10 às 17 horas.
Ingressos: R$ 8,00 (inteira)/ R$ 4,00 (meia).
Gratuidades: Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. Nos demais dias é gratuito para: alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, crianças com até 5 anos de idade, pessoas com idade a partir de 60 anos, professores da rede pública de ensino, funcionários de museus, grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa, vizinhos do MAR e guias de turismo.

Página Relacionada:

www.museudeartedorio.org.br

2 comentários:

  1. Muito bacana o artigo. Eu gostei muito de visitar o museu e apontaria só mais um probleminha... Em algumas salas as legendas das obras estão concentradas na entrada. Se uma peça lá pelo meio causar algum interesse a pessoa tem que voltar na entrada para ver o que é. Ainda assim a visita vale muito a pena.

    ResponderEliminar
  2. É verdade! As legendas das obras ficarem concentradas na entrada das salas é algo bem chato mesmo. Eu com certeza mudaria isso.

    ResponderEliminar