domingo, 13 de abril de 2014

Ron Mueck no MAM!

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro recebe até o dia 01 de junho a exposição Ron Mueck. São nove obras do escultor australiano que retratam corpos de maneira bastante realista, seja em escala reduzida ou ampliada. As esculturas são muito interessantes e mostram, em sua maioria, pessoas comuns retratadas em um momento cotidiano. O mais impressionante é a riqueza dos detalhes. É possível ver dobras, rugas, expressões, pelos, tudo utilizado de maneira a dar a sensação de que estamos diante de pessoas de verdade e não de representações.

As obras que mais me impressionaram por sua capacidade de passar uma emoção através das expressões faciais e corporais dos personagens foram a do  casal de namorados discutindo (fiquei com raiva do cara estar segurando o braço da menina com força!), da mãe com o bebê e as sacolas de compras (que parecia tão infeliz e cansada!) e a do casal de senhores na praia (achei eles tão simpáticos!). Eu consegui me pegar pensando no que aquelas pessoas estariam sentindo naquele instante em que foram retratadas, mesmo sabendo que era apenas uma representação da imaginação do artista. A única obra que eu acho que ficou deslocada do contexto da mostra foi a galinha degolada, uma vez que todas as outras obras focavam em seres humanos. E é claro que eu fiquei com pena da pobre galinha! rs

Por conta da forte divulgação que vêm sofrendo na imprensa e por ser uma mostra com potencial de agradar a vários públicos a exposição tem recebido muitos visitantes, então para quem quiser conferir é bom se programar! Eu fui num domingo e demorei cerca de uma hora na fila para conseguir comprar os ingressos e entrar, porém ao chegar lá descobri que era possível ter comprado com antecedência pela internet! Essa informação, que infelizmente está sendo pouco divulgada, é bem útil porque comprando antes é permitido entrar direto e se ganha muito tempo. 

O MAM funciona de terça à domingo e a entrada custa 14 dinheiros a inteira e 07 a meia. Aos domingos é possível comprar o ingresso família, que dá direito a cinco entradas pelo preço de uma. Nas quartas feiras, a partir das 15 horas, a entrada é gratuita. A exposição de Ron Mueck é bem legal e vale a pena, mas também recomendo que uma vez dentro do MAM o visitante se aventure pelas demais exposições do local porque tem muita coisa boa por lá! =)

 
Ps.: As fotos desta postagem foram tiradas com meu celular. O MAM permite que se fotografe esta mostra, mas sem flash. As demais exposições não podem ser fotografadas.

1 comentário:

  1. A exposição é muito interessante mesmo. Minha obra favorita foi a da moça carregando madeira. É incrível como ele consegue passar a sensação de peso na escultura. A postagem foi excelente novamente! Parabéns.

    ResponderEliminar