quarta-feira, 5 de março de 2014

Museu Nacional!

O Museu Nacional (originalmente chamado de Museu Real) é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Ele foi criado em 1818 por D. João VI e se localizava no Campo de Sant´Anna, porém atualmente tem sede na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A instituição funciona de terça a domingo das 10h às 16h e o ingresso custa 6 dinheiros a inteira, porém como o local está em reforma estão praticando um preço promocional de 3 reais. Há ainda uma tabela com gratuidades e preços ainda mais reduzidos, que pode ser conferida no site do museu. É, portanto, uma boa opção de programa baratinho de final de semana.

Para quem gosta de história natural e curte olhar fósseis, esqueletos e animais empalhados este é o local ideal porque existem centenas de peças deste tipo. Tem até dinossauros! Já para aqueles que preferem antropologia também é um museu com boas opções porque há uma ala toda dedicada ao Egito Antigo, com múmias e diversos objetos da época. Também existem múmias de outros períodos e regiões espalhados pelas salas do museu, além de artefatos de povos antigos.

Eu já havia ido a este museu quando criança, mas admito que só me lembrava de que haviam múmias (eu sempre curti história do Egito Antigo!) e esqueletos de dinossauros (que criança não curte, não é mesmo?). Ao voltar ao Museu Nacional pude perceber que só lembrava destes elementos porque são os que realmente me interessam e me chamam atenção dentre as peças expostas ali. Pra ser bem sincera ver borboletas mortas e bichos empalhados não faz muito meu tipo...Mas acho que a experiência de voltar lá foi válida sim. É bom sair da zona de conforto de vez em quanto e fazer programas diferentes.

Vale lembrar que a Quinta da Boa Vista é um parque bem bonito, onde é possível fazer piquenique, jogar bola, caminhar...Também é na Quinta que fica localizado o zoológico do Rio de Janeiro, que conta com mais de dois mil animais e cuja entrada custa o mesmo preço que a do museu. Eu gostaria de ter aproveitado para passear pelo parque e visitar o zoológico, mas no dia que fui (começo de fevereiro) estava TÃO QUENTE que foi impossível esticar o passeio. Ah, é importante frisar que o próprio Museu Nacional não possui ar condicionado (absurdo total!), então se não for do tipo que gosta de derreter, deixe para visitar num dia mais fresco. Acho que a experiência fica bem mais legal se for possível aproveitar tudo que a Quinta da Boa Vista oferece! ;)

1 comentário:

  1. Muito boa a postagem. Acho que o museu ficaria realmente muito melhor com Ar Condicionado, mas a construção do prédio parece diminuir um pouco a sensação de calor. Não que ache que fica friozinho dentro, mas parece não tão quente quando do lado de fora.

    ResponderEliminar