sábado, 16 de fevereiro de 2013

Stieg Larsson- O homem que amava as mulheres!

O sueco Stieg Larsson ficou mundialmente famoso por ser o autor da Trilogia Millenium¹, série de livros que conta a história da hacker Lisbeth Salander e do jornalista Mikael Blomqvist. Larsson também ficou conhecido por tragicamente ter morrido, de um ataque do coração, pouco antes do lançamento de Os Homens que Não Amavam as Mulheres, primeiro livro da série. Com o falecimento prematuro do escritor, que tinha apenas 50 anos, e com o sucesso finaceiro de suas obras ao redor do mundo surgiu uma disputa entre seu pai e sua esposa pela herança².

E isso era basicamente o que eu sabia sobre o autor até ganhar de presente o livro Stieg Larsson- a Verdadeira História do Criador da Trilogia Millenium, escrito por seu colega, o jornalista e editor Jan-Erik Pettersson. Eu, que gosto bastante do gênero não ficção e tenho queda por biografias, logo me animei a ler o livro. E a história da vida de Stieg Larsson realmente vale a pena de ser conhecida. Muito mais do que um escritor de ficção ele foi um jornalista e ativista que lutou desde a juventude contra o racismo, o neonazismo e o machismo. Saber desta característa de Larsson torna a obra ficcional dele ainda mais interessante, uma vez que se percebe que seus livros estão recheados de temas com os quais o autor realmente tinha familiaridade.

O livro de Pettersson, no entanto, não pode ser classificado como uma biografia clássica. O autor não está preocupado em contar a vida de Larsson de maneira cronológica e opta por sempre descrever o contexto social e político em que os fatos marcantes da vida do autor ocorreram. Pettersson não tem nenhuma restrição em parar de falar da vida de seu biografado para discorrer, por exemplo, sobre conflitos na África ou ascenção de grupos neonazistas na Suécia. Essa contextualização é interessante para que o leitor compreenda melhor as ações de Larsson como ativista, seus textos como jornalista e mesmo sua obra literária, mas por vezes acaba tornando a leitura um tanto quanto cansativa.

Stieg Larsson-  a Verdadeira História do Criador da Trilogia Millenium, lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras, é, portanto, uma boa opção de leitura para quem já conhece e gosta do trabalho de Stieg Larsson como autor de ficção e tem curiosidade em saber como foi sua vida. A leitura de sua biografia faz com que a admiração profissional passe a ser também uma admiração pessoal, por alguém que sempre dedicou a vida a combater as injustiças cometidas contra os mais fracos. E faz com que sua morte prematura seja ainda mais lamentável. A sensação que fica ao final da leitura é que mais do que perder um autor que ainda poderia lançar muitos sucessos ficcionais de excelente qualidade o mundo perdeu um cidadão que realmente fazia sua parte por uma sociedade melhor.


Notas de Rodapé:

1- A Trilogia Millenium é composta dos livros : Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Rainha do Castelo de Ar e A Menina que Brincava com Fogo. Após a morte do autor foi encontrado em seu computador um arquivo com a história, incompleta, do quarto livro. A família até hoje não entrou em um acordo sobre a publicação ou não desta obra. Larsson planejava lançar, ao todo, dez livros com Lisbeth Salander e Mikael Blomqvist como protagonistas.

2- Em virtude de seu ativismo político Stieg Larsson recebeu durante toda sua vida diversas ameaças de morte. Por esta razão ele e Eva Gabrielsson, sua viúva, consideraram mais seguro não oficializar sua união. Com a morte do autor e o sucesso financeiro dos livros isso se tornou um problema para Gabrielsson, uma vez que a lei sueca não reconhece a união estável para fins de herança. Mesmo estando juntos há mais de trinta anos, Eva ficou legalmente sem direito a nada. Inclusive metade do apartamento em que ela vivia com Stieg foi para o pai e o irmão do autor, que mais tarde abriram mão disto em seu favor. Desde a morte do autor eles seguem tentando um acordo, mas nada foi efetivado até hoje.