O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o famoso MASP, recebe até o dia 30 de setembro a mostra Caravaggio e seus seguidores.
Eu fui conferir a exposição no feriado de 07 de setembro e achei muito interessante. Ela não traz tantas obras do Caravaggio (são apenas 07), mas as que estão lá são lindas e emocionantes! Só de poder ver de perto pinturas como a Medusa Murtola (pela primeira vez exposta fora da Itália), San Girolamo che Scriv e San Francesco in Meditazion já vale a viagem!
No primeiro piso, além das obras do pintor barroco podem ser vistas outras 15 pinturas realizadas por seguidores de seu estilo. O que mais me chamou atenção nesta parte da exposição foi a presença de uma pintora, Artemisia Gentilesch. Ela tem somente uma obra exposta, mas achei muito bom ver uma mulher figurando no cenário artístico do século XVII.
No segundo andar o visitante pode conferir peças do acervo do museu separadas por temas. A parte o que eu mais gostei foi a exposição Romantismo – A arte do entusiasmo, que traz obras de Renoir, Dali, Monet e Van Gogh (meu favorito!), entre outros. A estátua grega da Deusa Higia também me chamou bastante atenção neste andar, por conta de sua antiguidade.
Quem quiser conferir a mostra Caravaggio e seus seguidores precisa de paciência. Demorei cerca de uma hora e meia na fila. Primeiro tem uma fila enorme para conseguir comprar o ingresso e depois mais um tempo em outra esperando para entrar no museu. A vantagem é que como o MASP é um museu suspenso a fila se forma embaixo dele livrando o visitante de ter que ficar exposto ao sol (no fim de semana que passei lá o clima paulista estava no maior estilo verão carioca).
O catálogo oficial da exposição custa uma fortuna (R$ 70,00) e pode ser encontrado na loja do museu, que fica no subsolo deste. Para quem não pode (ou não quer) desembolsar essa grana existe a opção de pegar um folder com informações e fotos que é distribuído gratuitamente.
O MASP funciona de terça a domingo e os ingressos custam 15 reais (inteira) e 07 reais (meia-entrada para estudantes, aposentados e professores). Terça-feira a entrada é gratuita para todos. Menores de 10 anos e maiores de 60 anos entram de graça todos os dias.
Página relacionada:
masp.art.br
Crédito da foto:
Lucas Conrado.
A exposição tá mesmo muito boa e vale a pena. Ótimo post!
ResponderEliminar