Em tempos de preços $urreais na cidade do Rio de Janeiro, um passeio bom, bonito e barato para se fazer num dia de folga é ir visitar o Jardim Botânico! A entrada custa apenas 06 dinheiros, sendo que crianças de até 07 anos e adultos a partir de 60 anos possuem gratuidade. Para quem quiser ir de carro (o que eu desaconselho porque sempre tem filas enormes para conseguir entrar) o custo é de 07 reais (motos pagam 05). Já a entrada no Museu do Meio Ambiente, que fica na entrada do parque, é grátis para todos os visitantes.
O espaço não permite piqueniques (para esse tipo de programa fica a dica do Parque Lage, localizado ali perto), mas possui cantinas para se bater uma fominha durante o passeio que inclui caminhar pelas famosas alamedas de palmeiras, passar ao redor do lago, apreciar o chafariz, entrar no orquidário e na Casa dos Pilões, observar a linda vegetação...Enfim, aproveitar para sair um pouco do clima cinza e poluído da cidade e desfrutar um espaço cheio de natureza. O local também rende belas fotos e é muito usado em álbuns de aniversário de 15 anos e casamento.
Para quem curte programas culturais, o Museu do Meio Ambiente costuma ter opções legais. Foi neste centro cultural que esteve a mostra Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado que eu fui conferir e amei. Atualmente o espaço está fechado para obras, mas quando reabrir fica a dica de visitá-lo. É possível ir nele sem precisar entrar no espaço pago do parque.
Os turistas podem ainda comprar lembrancinhas numa loja mantida pela Associação de Amigos do Jardim Botânico, que vende de camisetas a livros com temática do parque e de natureza. Os preços não são baixos, mas também não chegam a ser absurdos se comparados a outros pontos turísticos da cidade.
Aliás, essa é uma característica muito legal deste espaço. Ele é um ponto muito visitado por turistas, mas também é um local onde o carioca vai no seu dia a dia. Ao contrário de locais como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, cuja administração cobra caro pela entrada e cujo foco é todo no visitante de fora do Rio, o Jardim Botânico tem um clima familiar aos cariocas. É como um grande quintal de casa, onde qualquer um pode se sentir à vontade para passar uma agradável tarde de domingo. Vale muito a pena uma visita! ;)
Algumas fotos:
Ótima postagem. O lugar é lindo mesmo e dá vontade de ir de novo. =)
ResponderEliminar