domingo, 22 de junho de 2014

Salgadinhos Orgânicos!

Para quem (como eu) adora um bom salgadinho, mas sente culpa por conta das tranqueiras artificiais que eles têm, a Mãe Terra possui algumas boas opções para comer sem culpa!
A empresa, fundada em 1979, tem por princípio que seus produtos sejam livres de conservantes, aromas artificiais, açúcar branco e gorduras trans. E sempre que possível, orgânicos. Eles possuem temperos, chás, arroz, cookies, entre outras várias opções para quem quer uma rotina alimentar mais saudável.
Eu não trabalho para a Mãe Terra e nem ganho nada em indicá-los aqui no blog. Aliás, eu  nem sei como são os outros produtos da empresa em termos de preço e sabor, mas verdade seja dita: Os salgadinhos são bem gostosos e acho super válido deixar aqui a dica de algo bom tanto para o paladar quanto para a saúde. 
Provei o de milho e o de cebola, que não deixam nada a desejar aos encontrados nas marcas não naturais. Eles são orgânicos e nada de milho transgênico na composição!Só que o preço é meio alto e a quantidade pouca, infelizmente. O de milho, que comprei num restaurante vegano no centro do Rio, custou 4 reais. Já o de cebola foi 3 dinheiros na Mundo Verde. Ambos com apenas 45 gramas.
Acho que dois dos principais problemas dos produtos naturais/orgânicos são justamente estes: dificuldade de encontrar e alto custo. Isso dificulta muito para quem quer ter uma alimentação melhor, mas não possui muita grana para gastar. De qualquer forma, como salgadinho não é parte da alimentação básica e nem se come todo dia, acho que vale a pena comprar versões mais naturais sempre que possível. ;)


domingo, 1 de junho de 2014

(Filme) The Normal Heart!

Assisti totalmente por acaso à estreia de The Normal Heart ontem e fiquei encantada com esta produção da HBO, que trata do início da epidemia de AIDS. Ambientado no começo da década de 1980, o telefilme é uma produção com ares de cinema e elenco que vai de Mark Ruffalo a Julia Roberts, passando por Jim Parsons.

Adaptado de uma peça teatral homônima, o filme conta a história de Ned Weeks, interpetrado por Mark Ruffalo e alter ego do autor, que se junta à doutora Emma, uma Julia Roberts em papel bem diferente do que está acostumada a encarar, e alguns outros amigos e conhecidos para tentar conscientizar o governo da necessidade de se investir em pesquisas para buscar tratamentos para o vírus recém descoberto. Eles criam uma Ong, mas o temperamento explosivo de Weeks traz muitos conflitos e problemas.

Acho que o que mais me impressionou no filme foi ver como o fato de ser uma doença de "gays", uma vez que começou a aparecer nos círculos homossexuais masculinos, fez com que o governo desse pouca importância ao problema, varrendo a epidemia para debaixo do tapete e condenando uma geração inteira por puro preconceito. Somente ao perceber que a doença não escolhia gênero ou orientação sexual é que se passou a dar atenção a questão. 

Também fiquei chocada em ver como a doença era devastadora antes do desenvolvimento dos coquetéis de remédios que permitem aos atuais portadores de HIV ter uma vida praticamente normal. Com magreza excessiva e manchas pelo corpo, os infectados eram facilmente identificados nas ruas e sofriam com o preconceito causado pela desinformação sobre a doença (não se sabia direito as formas de contágio, por exemplo).

As imagens da evolução da aids em alguns personagens são impactantes, mas o que mais me chocou no filme foi a inércia das autoridades diante de um problema tão sério e a dor sentida pelos amigos, familiares e companheiros dos doentes, que eram obrigados a assistir seus entes queridos morrerem sem poder fazer nada e mesmo sem saber se seriam as próximas vítimas. O que ficou do filme para mim, no entanto, foi uma mensagem de amor. De como este sentimento é mais forte que os preconceitos e as dificuldades. E também a sensação que o preconceito pode destruir muitas vidas sem pegar em uma única arma, afinal a omissão também produz efeitos devastadores. 

*The Normal Heart está sendo exibido pela HBO, mas também é possível achar na internet.