domingo, 23 de março de 2014

Gramado-RS!

Neste carnaval eu e namorado resolvemos fugir da badalação carioca dos blocos de rua e ir conhecer Gramado, localizada no Rio Grande do Sul. Como é uma cidade sem tradição carnavalesca e cuja alta temporada é no inverno, os preços para este período estavam bem atrativos. Fiquei até com receio de chegar lá e estar tudo meio "morto", mas que nada! A cidade estava toda funcionando e tinha bastante gente (certamente menos que no inverno, mas o suficiente para criar filas em algumas atrações mais famosas). Seguem algumas dicas para quem também quiser conhecer esta cidade que é uma graça! =)

Quando ir?

A alta temporada é nos meses de junho e julho por conta do inverno, mas também fica bem cheio em dezembro por conta do Natal Luz e em abril em virtude da Chocofest. Imagino que nestas épocas a cidade deva ficar ainda mais encantadora, mas os preços vão para o céu. Então se quiser economizar a boa é ir fora destas datas.

Como ir?

Dá para ir de carro e de ônibus, mas é bem mais rápido pegar avião. Um voo direto RJ- PoA demora cerca de duas horas e dez minutos. De Porto Alegre para Gramado são mais umas duas horas de carro.

Onde ficar?

Desta vez nós fomos por pacote através da Clube Turismo - FMC, então o hotel não foi escolhido pela gente. Ficamos na Pousada Aconchego da Serra, que fica mais para os lados de Canela. Ela é bem perto do Museu de Cera e da fábrica de chocolates Planalto. Eu gostei bastante da pousada. Achei o quarto confortável, espaçoso, limpo e o café da manhã era variado. Os atendentes eram bastante gentis. Só não gostei da conexão com a internet não pegar direito no quarto, mas acho que isso é uma espécie de "carma" que eu tenho porque nunca consigo wi-fi bom nos hotéis que fico!

Onde ir?

Gramado e Canela possuem MIL opções de coisas para se fazer! As que eu achei mais divertidas foram o Museu da Moda (meu passeio favorito! *-*), o Mundo a Vapor e o Museu de Carros Antigos. Também foi bem legal visitar as lojas de chocolate, a Fábrica de Cristais ( onde eles fazem uma exibição bem legal para que a gente veja como são produzidos os vasos de vidro) e passear pelo Lago Negro. Para quem gosta de aventura, o Parque do Caracol também é uma boa opção. Eu não tive coragem de encarar as centenas de degraus que levam até a cascata do parque, mas para quem tem mais disposição é um belo desafio! 
No quesito bom, bonito e barato eu recomendo uma visita ao Le Jardin, que é um parque de lavandas com entrada franca. O local é lindo e tem uma lojinha com produtos feitos de lavanda que é uma tentação! Também são de visitação gratuita a Igreja São Pedro, em Gramado, e a Catedral de Pedra, em Canela. Um programa baratinho e legal é a Casa do Colono, que fica no centro de Gramado e traz objetos antigos recolhidos com familiares de imigrantes. A própria casa pertenceu a uma destas famílias e foi trazida pela prefeitura de uma área rural e remontada numa praça.
Duas atrações que me decepcionaram um pouco foram o Mini Mundo porque eu achei que teriam miniaturas do mundo todo, mas na verdade o foco é Alemanha (a família que criou a atração veio de lá, o que explica o foco, mas não consegui perdoar não terem pelo menos a Torre Eiffel...rs) e O Museu de Cera porque os funcionários ficam querendo te empurrar fotos por 15 pilas cada! Achei chata a insistência. Uma foto que eu acho que vale a pena tirar é a com visual antigo porque é divertido se ver com um visual anos 1930! Existem vários locais em Gramado que oferecem este serviço. =)

Onde comer?

Gramado conta com muitas opções de restaurantes. Acho que um que não pode faltar numa viagem para lá é a pizzaria Cara de Mau que tem temática de piratas. O ambiente é muito legal e os garçons, devidamente caracterizados, são super simpáticos. Até o banheiro é customizado!
Também recomendo o restaurante Carlitos, onde é possível comer uma gostosa sequência de fondue por menos de 40 dinheiros. Se a ideia é desfrutar um café colonial existem várias opções, de diversos preços, mas o que nos recomendaram (e eu acho que é um dos principais da cidade) foi o Bela Vista. Ele não é baratinho, mas é muito bem servido e o ambiente é bem agradável.
Para lanches eu gostei do Skillo Lanches (em Canela) que serve sanduíches enormes e gostosos por um preço ok e o Pasteleiro que tem vários pastéis bem gostosos e uma sopa de frango no pão que eu achei uma delícia. O fato da decoração do local ser com temática de cinema e os pasteis terem nomes de filmes faz a lanchonete ficar ainda mais legal.

O que comprar?

Chocolates e peças de couro! Existem muitas lojas e fábricas de chocolate em Gramado e Canela e existem desde as opções mais simples e baratas até as mais sofisticadas e caras. Dentre as marcas que eu provei, as que eu mais gostei foram a Planalto e a Florybal. Já no quesito peças de couro, eu acabei comprando uma jaqueta vermelha linda numa loja chamada Kika Couros, em Canela. A loja é de fábrica e eu achei o preço bom. Mas não vá esperando comprar uma jaqueta por menos de 200/ 250 reais, a menos que seja de material sintético. A boa é pesquisar nas lojas menores e que possuem fabricação própria.  Também vale a pena comprar vinho e suco de uva, ambos deliciosos, e queijos.

Outras dicas:

Praticamente todas as atrações de Gramado são pagas e a maioria não respeita a meia entrada, então é preciso separar uma reserva para gastar nisso. A boa é levar em dinheiro porque alguns lugares não aceitam cartão. Se a intenção for visitar os museus do grupo Dreamland, a boa é comprar o passaporte que dá direito a visitar as quatro atrações que estão sob a responsabilidade deles porque fica mais barato do que comprar separado. A gente fez isso e ainda ganhou ingressos para o Museu de Pedras Preciosas que não estava no nosso roteiro, mas que foi legal de ser visitado. 

 Algumas fotos:










quarta-feira, 5 de março de 2014

Museu Nacional!

O Museu Nacional (originalmente chamado de Museu Real) é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Ele foi criado em 1818 por D. João VI e se localizava no Campo de Sant´Anna, porém atualmente tem sede na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A instituição funciona de terça a domingo das 10h às 16h e o ingresso custa 6 dinheiros a inteira, porém como o local está em reforma estão praticando um preço promocional de 3 reais. Há ainda uma tabela com gratuidades e preços ainda mais reduzidos, que pode ser conferida no site do museu. É, portanto, uma boa opção de programa baratinho de final de semana.

Para quem gosta de história natural e curte olhar fósseis, esqueletos e animais empalhados este é o local ideal porque existem centenas de peças deste tipo. Tem até dinossauros! Já para aqueles que preferem antropologia também é um museu com boas opções porque há uma ala toda dedicada ao Egito Antigo, com múmias e diversos objetos da época. Também existem múmias de outros períodos e regiões espalhados pelas salas do museu, além de artefatos de povos antigos.

Eu já havia ido a este museu quando criança, mas admito que só me lembrava de que haviam múmias (eu sempre curti história do Egito Antigo!) e esqueletos de dinossauros (que criança não curte, não é mesmo?). Ao voltar ao Museu Nacional pude perceber que só lembrava destes elementos porque são os que realmente me interessam e me chamam atenção dentre as peças expostas ali. Pra ser bem sincera ver borboletas mortas e bichos empalhados não faz muito meu tipo...Mas acho que a experiência de voltar lá foi válida sim. É bom sair da zona de conforto de vez em quanto e fazer programas diferentes.

Vale lembrar que a Quinta da Boa Vista é um parque bem bonito, onde é possível fazer piquenique, jogar bola, caminhar...Também é na Quinta que fica localizado o zoológico do Rio de Janeiro, que conta com mais de dois mil animais e cuja entrada custa o mesmo preço que a do museu. Eu gostaria de ter aproveitado para passear pelo parque e visitar o zoológico, mas no dia que fui (começo de fevereiro) estava TÃO QUENTE que foi impossível esticar o passeio. Ah, é importante frisar que o próprio Museu Nacional não possui ar condicionado (absurdo total!), então se não for do tipo que gosta de derreter, deixe para visitar num dia mais fresco. Acho que a experiência fica bem mais legal se for possível aproveitar tudo que a Quinta da Boa Vista oferece! ;)