sábado, 7 de dezembro de 2013

Leitura de engarrafamento!

Eu moro longe do trabalho, então gasto (literalmente) horas do meu dia em engarrafamentos super chatos. O trânsito do Rio de Janeiro anda cada dia pior! Para tentar amenizar a irritação costumo levar algum livro na bolsa para ler durante o trajeto. Resolvi, então, falar um pouco sobre algumas obras que li recentemente para, quem sabe, servir de dica para quem também está procurando leituras para ajudar a encarar o engarramento nosso de cada dia! ;)

Marilyn - De autoria do escritor jornalista e duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer Norman Mailer este livro é uma biografia da atriz Marilyn Monroe. Eu gosto bastante deste gênero literário e sabia bem pouco sobre a trajetória da Marilyn, então aproveitei uma promoção e comprei este livro. Devo admitir, no entanto, que eu não achei o livro excelente não. Foi bem legal saber mais sobre a vida da Marilyn, que era uma pessoa bastante interessante e muito problemática, mas eu não curti o tom que o autor usou para falar dela, sabe? Em alguns momentos achei muito crítico e até com pitadas de machismo. Definitivamente não pode ser acusado de ser  uma biografia chapa branca. Acredito que só vale a pena para quem gosta de biografias e já tem interesse pela Marilyn porque não é o tipo de livro que cativa o leitor não. 



O Castelo de Papel -Esse eu ganhei do papai! Escrito pela historiadora Mary del Priore é uma biografia (eu disse que gostava desse tipo de literatura! rs) do casal imperial formado pela Princesa Isabel e o Conde D´Eu. Eu demorei um tempo para começar a ler este livro porque já tinha começado outro da autora (Histórias Íntimas. Sexualidade e Erotismo na História do Brasil ) e nem cheguei a terminar por ter achado chatinho. Mas resolvi dar uma chance para este e gostei muito. Foi muito interessante conhecer mais sobre esta personagem histórica cujo trajetória eu sabia muito pouco além do básico "filha do Imperador D. Pedro II, assinou a Lei Áurea" que aprendi na escola. O que eu mais gostei, no entanto, não foi da parte ligada ao fato de ela ser uma princesa, mas sim que ela e o marido, apesar de terem casado por arranjo entre as famílias, se apaixonaram um pelo outro e foram felizes. Sou uma romântica! Acho que este livro tem mais chances de interessar a um número maior de pessoas, até por ser tratar de personagens da história nacional. E tem fotos!



Hilda Furacão - Peguei emprestado com um amigo (oi, Lucas!) e levei séculos para começar a ler porque acabei passando outros livros na frente, mas quando comecei terminei bem rápido porque a leitura flui bem. A trama, escrita pelo jornalista Roberto Drummond, é uma ficção com toques de realidade que narra a história de uma garota da sociedade que um dia troca a piscina do clube Minas Tênis pelo quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade, na década de 1960. Transformada em Hilda Furacão a jovem se torna a mais famosa prostituta da cidade e causa uma verdadeira confusão entre conservadores e liberais. A história é narrada do ponto de vista de Roberto (que de autor passa a personagem), um jovem jornalista metido com comunismo, e traz também em destaque os personagens Malthus, que queria ser santo, mas se apaixona por Hilda, e Aramel, o Belo, que sonhava ser ator em Hollywood, amigos de infância do protagonista. O ápice ocorre no dia 01 de abril de 1964, um dia após o Golpe Militar, o que tem relevância para a trama. Eu achei o livro bem gostoso de ler, apesar de não ter gostado muito do final. Recomendo como leitura descompromissada.Para quem quiser conferir a adaptação para a TV de Hilda Furacão (1998) com a dyva Ana Paula Arósio como protagonista, o Viva está passando a reprise todos os dias às 23 horas. A trama é, no geral, bem fiel ao livro e a trilha sonora vale muito a pena!



Páginas Relacionadas: