quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Museu do Meio Ambiente - Mostra GENESIS!

Fica em cartaz até o dia 26 de agosto no Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico do RJ) a mostra GENESIS, com fotografias de Sebastião Salgado. A exposição tem 245 imagens em preto e branco que segundo o autor retratam “Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”.

Fui conferir no domingo e fiquei encantada! Recomendo muito que todos que tenham um tempinho livre esta semana deem uma passada lá para conferir.Eu esperei por cerca de dez minutos na fila para conseguir entrar e o tráfego dentro do museu estava um pouco congestionado. Imagino que por ser a última semana em cartaz deva estar com uma fila um pouco maior neste final de semana, mas vale muito a pena.

As fotografias expostas retratam as mais variadas paisagens e animais, em cenários lindos e selvagens. Também é possível ver belas imagens de populações que vivem inteiramente integradas a estes ambientes. Garanto que seu conceito de "casa na árvore" vai mudar depois de uma visita a GENESIS. E pra quem, como eu, ama pinguins tem umas série de fotos desses animais tão lindos. Fiquei com muita vontade de trazer uma para casa!

Aos que se encantarem com as fotos e tiverem 150 dinheiros para gastar no livro da exposição, ele está a venda na lojinha do museu. É um livro bem bonito para se ter em casa. Eu não comprei, mas fiquei na vontade. Eles também tem uns caderninhos fofos, mas para a alegria do meu bolso não tinha nenhum com estampa de pinguim/zebra/girafa quando eu fui. Tenho certeza que se tivesse eu não ia resistir e comprar. 

O Museu do Meio Ambiente fica na Rua Jardim Botânico -1008, funciona das 9 às 17 horas e a entrada é gratuita. Um programa imperdível! ;)


Página Relacionada: 




domingo, 11 de agosto de 2013

(Exposição) Mais Pintura!

A convite da artista Mariana Corrêa, tive a oportunidade de conferir na última quinta feira (08/08) a abertura da mostra Mais Pintura, que ocorreu no Centro Cultural da Justiça Federal. A exposição coletiva reúne obras de 19 artistas com formação pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e tem curadoria de Bruno Miguel e Luiz Ernesto, artistas e professores.

A intenção dos organizadores ao selecionarem os artistas que comporiam esta exposição coletiva foi apresentar não uma série de trabalhos desenvolvidos a partir de um tema comum, mas sim mostrar como os pintores convidados apresentam em suas criações uma grande diversidade de temas, linguagens e técnicas, o que garante um belo panorama da produção recente da EAV.

Como  leiga, afinal não tenho qualquer formação em artes plásticas, não tenho condições (e nem pretensão) de fazer uma análise técnica das obras expostas, mas como amante das artes posso garantir que são trabalhos muito interessantes de se ver e que vale a pena uma visita para conferir o que de novo anda sendo produzido por artistas brasileiros. Qualidade é o que não falta!

A Mais Pintura fica em cartaz até o dia 22 de setembro. O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Av. Rio Branco 241, Centro, e funciona de terça a domingo de 12h às 19h. A entrada é
franca.

Páginas Relacionadas:

http://www.ccjf.trf2.gov.br/default.htm
http://maispintura.com/

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Campos do Jordão - SP!

Campos do Jordão é um município do interior paulista localizado na Serra da Mantiqueira. É considerada a cidade mais alta do Brasil, por estar a 1.628 metros de altitude, e em virtude de seu clima frio é procurada por muitos brasileiros na época do inverno. Eu e o namorado escolhemos esta cidade para passar alguns dias no final de julho e eu achei que seria uma boa ideia fazer uma postagem com impressões e dicas sobre o local, que é uma graça! Seguem as minhas sugestões:

Quando ir?

Fomos no final de Julho, chegando na cidade no último dia do Festival de Inverno. A época em que Campos do Jordão fica mais cheia é exatamente durante este festival, que dura quase um mês. É o período mais caro para se hospedar por lá, mas como Campos do Jordão é uma cidade cujo charme reside no clima frio, me parece fazer todo sentido ir no inverno. Para quem não gosta de badalação ir fora da época do festival, mas ainda dentro desta estação é uma boa opção. Nós pegamos temperaturas de 3 graus durante a noite e por volta de 20 graus durante o dia. Quando dava umas 17 horas a temperatura começava a despencar...

Onde Ficar?

O que não falta em Campos do Jordão são opções de hospedagem. A cidade está preparadíssima para receber turistas e tem opções que vão de pousadas mais simples a hotéis de luxo. Como é um município pequeno, mesmo que não se fique hospedado no centro turístico (que tem diárias mais caras) é possível ficar nas redondezas e chegar ao centro com facilidade, ainda mais para quem vai de carro. Nós optamos pelo Hotel Ascona, que fica a uns 5 minutos de carro do Centro Turístico de Capivari. O hotel era simples, mas confortável e limpo. Com bom café da manhã e água realmente quente (odeio chuveiro que não esquenta!). O único “porém” de nossa estadia foi que a internet do hotel parou de funcionar no segundo dia e não voltou mais. Achei os funcionários atenciosos e gentis e, para mim, a relação custo x benefício foi boa.

Onde Comer?

Existem tantos restaurantes em Campos do Jordão que eu não consigo imaginar que alguém saia insatisfeito de lá, em termos de opções de comida. Tem desde restaurantes italianos a lojinhas de crepe de rua, passando por estabelecimentos de comida japonesa, chinesa, francesa e por aí vai... Só que a comida é cara. Mesmo um simples hambúrguer ou pastel custa acima da média. Mas existe um restaurante self-service em que nós fomos almoçar no primeiro dia (não consigo me lembrar do nome) que tem um preço bom e pode ser uma opção legal para quem quiser economizar na hora de comer. Deixo a dica dos restaurantes que mais gostei: Safári (onde comemos uma sequência de Fondeu DELICIOSA), Baden Baden (que pertence à cervejaria homônima e tem um clima super legal) e Valentine (uma creperia MUITO BOA!). Todos localizados no centro turístico. De sobremesa: CHOCOLATE! A loja deste segmento que a gente mais gostou foi a Araucária. Mas existem outras opções, uma em cada esquina, e que oferecem desde chocolate quente a sorvete, sem esquecer claro das tradicionais barras.

Onde ir?

Uma das atrações que eu mais gostei em Campos do Jordão foi o Felícia Leirner, único museu de esculturas ao ar livre do país. As obras (84 no total) são lindas e o parque onde estão expostas é encantador. Também achei bem legal visitar o Palácio do Governo (ou Palácio Boa Vista), que possui em seu acervo obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, entre outros. As duas atrações possuem entrada franca. Ainda no segmento cultural tem a Casa da Xilogravura, que reúne obra de diversos artistas produzidas com esta técnica e também é a sede da Editora Mantiqueira. 
Para quem gosta de passear sobre trilhos, existe a opção de fazer um passeio de bonde do centro turístico até a entrada da cidade (que possui um portal bem bonito). Eles possuem vários horários e funcionam diariamente. De quarta a domingo, a EFCJ também oferece o Trem do Mirante, que vai de Campos do Jordão ao Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora. O trajeto pela serra é deslumbrante e na estação do mirante é possível comprar lembrancinhas e bebidas artesanais, além de comer um delicioso bolinho de bacalhau e tomar suco de uva integral.  Ida-Volta do bonde sai por 11 e o trem por 45 dinheiros. 
Campos do Jordão oferece ainda a possibilidade de se visitar a fábrica da cervejaria Baden Baden, considerada a primeira cerveja gourmet do país. O passeio inclui a degustação de dois chopes e um brinde. A fábrica também possui uma lojinha onde é possível comprar cervejas e outros produtos da marca. É importante lembrar-se de marcar com antecedência a visita, porque é uma atração muito procurada e eles limitam o número de visitantes por horário. Para quem for amante do chocolate, fica a dica de conhecer a fábrica da Chocolate Araucária, que é aberta a visitação e tem uma lanchonete maravilhosa com crepes de chocolate, entre outras delícias. Só é necessário agendar se a pessoa estiver em um grupo de mais de 15 pessoas.
Outras atrações da cidade são o teleférico do Morro do Elefante (eu preferi subir de carro porque tenho medo daquele treco que foi feito para dar errado! rs), passear pelo centro turístico (que é lindo), ir à Ducha de Prata, entre outras várias opções. Para quem quiser saber mais sobre atrações da cidade, fica o site http://camposdojordao.com.br/ onde eu peguei algumas boas dicas antes de ir. No quesito lembrancinhas, eu sugiro comprar nas feirinhas e lojas de chocolate. Nas lojas dos shoppings o preço é maior.

Outras Dicas:

Para quem mora no Rio de Janeiro, Campos do Jordão fica a mais ou menos 4 horas de viagem indo pela Rodovia Presidente Dutra. No trajeto tem alguns pedágios (não lembro agora se foram três ou quatro, mas sei que custam R$10,10 cada). Quem for viajar na época de frio, eu recomendo que leve casaco quente de verdade, luvas, gorro, cachecol e etc. Para andar durante o dia, um jeans e camisa de meia manga já resolve porque a temperatura é agradável. Recomendo levar manteiga de cacau na bolsa. Não posso deixar de dizer que os turistas costumam andar bastante arrumados pelas ruas da cidade, então para quem curte moda é uma diversão na hora de preparar os modelitos que vão para a mala! Dá para se jogar na bota de cano alto + sobretudo sem medo de ser feliz! ;)

Alguma Fotos!