terça-feira, 11 de dezembro de 2012

(Livro) A Última Nota!

A ficção brasileira A Última Nota conta a história de Alícia Mastropoulos, 21 anos, estudante de música da UFRJ.Quando somos apresentados a protagonista ela está em um momento de sua vida em que enfrenta sérios problemas para lidar com seus pais (gregos tradicionais), está insegura quanto ao destino de seu relacionamento com Theo (também grego), precisa driblar a perseguição de um professor tirano para conseguir se formar e tem em sua avó Cecília uma grande amiga, e também um porto seguro. 

Sua vida parece fadada a tomar um rumo bem diferente do que ela sonha e deseja, até que durante sua primeira apresentação como a principal violinista na orquestra de sua universidade ela resolve tocar uma música inédita de seu falecido avô ao invés da música programada. Sem que a Alícia saiba essa decisão mudará sua vida para sempre e a mostrará que é possível lutar por um destino diferente do que foi programado para ela por seus pais.

A Última Nota é um desses livros gostosos de ler, que prendem a atenção do leitor começo ao fim e que conseguem criar um clima de mistério que nos faz querer ler o livro todo de uma vez só para descobrir logo as pontas (propositalmente) soltas na história. Eu terminei de ler o livro em dois dias e confesso que fiquei com gostinho de quero mais! As 260 páginas do livro passam muito rápido!

Escrito em parceria por Felipe Colbert e Lú Piras, A Última Nota é publicado pela editora Novo Século e pode ser encontrado em diversas livrarias. A noite de autógrafos e lançamento do livro ocorreu para os cariocas no dia 07 de dezembro na livraria Saraiva do New York City Center (E eu estive lá!). Já os paulistas ainda terão a oportunidade de garantir seu exemplar devidamente autografado pelos autores. O evento ocorrerá no próximo sábado (15/12) na Livraria da Vila a partir das 17h30min.

A Última Nota é uma excelente dica de presente de natal para aqueles que gostam de livros recheados de mistério e romance! =)

Páginas Relacionadas:

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

(Exposição) Impressionismo- Paris e a modernidade!

Até o dia 13 de janeiro de 2013 os cariocas (e turistas que estiverem no Rio de Janeiro) podem conferir a exposição Impressionismo - Paris e a modernidade, que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.

As mais de 80 obras em exposição fazem parte do acervo do Museu D´Orsay de Paris, que é dedicado à arte do século XIX e, principalmente, ao movimento impressionista e podem ser visitadas gratuitamente de terça a domingo, das 9 às 21 horas.

Eu fui na sexta-feira, por volta das 17: 30 horas e precisei esperar por cerca de vinte minutos na fila para pegar a senha que permite que o visitante entre no local da exposição. Como a procura está grande, eles distribuem essas senhas e só permitem que entrem determinado número de pessoas de cada vez. Essa atitude é fundamental para evitar que o lugar fique lotado e ninguém consiga ver nada direito. 

A mostra em si está linda e vale muito a pena de ser conferida. Obras de Monet, Renoir, Degas, Pissaro, Cézane, entre outros, tomam as paredes do CCBB e trazem uma experiência mágica de imersão na visão artística destes pintores. Eu gostei especialmente de alguns quadros do Pissaro, artista que não conhecia.

Também foi interessante conferir uma obra da pintora impressionista Berthe Morisot. Infelizmente é raro encontrar mulheres artistas tendo destaque nestas mostras, então é sempre uma alegria quando aparece pelo menos uma. A exposição traz também uma obra do meu pintor favorito, que é o Van Gogh. A sua pintura está na última sala da exposição.

No segundo pavimento do CCBB, numa sala um pouco escondida e pela qual eu quase passei direto, é possível assistir a um vídeo que narra a trajetória do movimento Impressionista e que traz imagens da época. Achei bastante interessante e considero que vale a pena sentar para assistir a esse vídeo, que é breve e nem um pouco cansativo.

A exposição Impressionismo- Paris e a modernidade é um excelente programa para todos que gostam de arte. Só aconselho, a quem puder, ir durante a semana, pois no final de semana a espera na fila é bem maior. 

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro -RJ.


 
Página relacionada: bb.com.br/cultura